Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
O autoexame de mama é um procedimento simples, capaz de identificar qualquer tipo de alteração, e feito por quem melhor conhece o seu corpo: Você! Deve ser realizado uma vez ao mês, de preferência uma semana após a menstruação e, no caso de mulheres que já estejam na menopausa, sempre no mesmo dia de cada mês. Além do autoexame, para as mulheres a partir dos 40 anos é importante realizar a mamografia anualmente.
Para marcar o mês da conscientização na prevenção ao câncer de mama, no Hospital Especial fizemos a entrega de brindes e sinalizamos os espelhos dos banheiros femininos para que as colaboradoras do #TimeEspecial não se esqueçam de realizar o autoexame e a mamografia no combate a doença.
A campanha Olhe, Toque, Sinta fortalece o jeito especial em cuidar de quem cuida.
Seja seu maior compromisso. Não se deixe para depois. Previna-se!