Assistência aos Pacientes Crônicos com Eficiência e Qualidade.  

Atualizado em 24 de janeiro de 2025

O Programa de Gerenciamento de Crônicos (PGC) do Hospital Especial tem se destacado pela qualidade e eficiência na assistência a pacientes com doenças crônicas. Este sucesso deve-se ao planejamento e monitoramento contínuo das equipes, composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas, que realizam o atendimento domiciliar.

Cerca de 100 pacientes com doenças crônicas são atendidos pelo PGC do Hospital Especial, com condições de longa duração e progressão lenta, como diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, Alzheimer, entre outras. O programa, coordenado pelo setor de gerência de enfermagem do HED, tem apresentado resultados expressivos na redução de hospitalizações, além de promover a reabilitação e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Mensalmente, a equipe formada por especialistas em saúde da família realiza visitas a pacientes com idades entre 60 e 105 anos, elaborando um plano de cuidados individualizado para o controle e estabilização das doenças. O acompanhamento também envolve a família, que recebe orientações sobre os cuidados com o ente querido.

Equipe PCG do Hospital Especial, formada por médico, enfermeira e nutricionista.

O paciente Eraldo Barros, 88 anos, cardiopata, diagnosticado com diabetes e demência, é um exemplo dos excelentes resultados obtidos pelo trabalho da equipe do PGC do Hospital Especial. “Há um ano iniciamos o tratamento, que incluiu pronto atendimento de curativos, controle da diabetes e ajuste da medicação. Durante esse período, seu Eraldo não precisou de internação hospitalar. Pelo contrário, seu quadro clínico melhorou significativamente. Ele está muito mais ativo e disposto”, enfatiza a enfermeira do PGC, Andreia Mara.

O Programa de Gerenciamento de Crônicos do Hospital Especial atende pacientes da Região Metropolitana do Recife (RMR), principalmente por meio dos convênios Fachesf e Fisco. Este serviço de home care tem se mostrado cada vez mais eficaz, tanto que, nos últimos dois anos, o número de pacientes atendidos pelo PGC dobrou.

Texto: Janayna Brasil / Comunicação HED.