End: Rua Capitão Sampaio Xavier, 290, Aflitos - Recife - PE | (81) 2121-6161 | contato@hospitalespecial.com.br

A estomaterapia no Hospital Especial

A estomaterapia no Hospital Especial

A estomaterapia, desde 1980, é uma especialidade (pós-graduação latu sensu) da prática da enfermagem, voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinência anal e urinária.

No Home Care, temos demanda de atendimentos aos pacientes com muitos desses cuidados, além de doentes crônicos, em sua maioria idosos e restritos ao leito, com pele senil, e que necessitam da intervenção de toda equipe, e em especial a de enfermagem, que se mantém durante todo o tempo à beira do leito.

Desenvolvemos um protocolo de cuidados com a pele, com envolvimento de toda a equipe multiprofissional, em que cada membro atua em sua especialidade e todos têm o mesmo objetivo: manter a integridade da pele de nosso paciente.

O foco principal do nosso protocolo é o investimento nas medidas preventivas (tão importantes na arte do cuidar) que são: a higiene e hidratação da pele, uso de aliviadores de pressão, mudanças de decúbito, entre outras.

O programa não se propõe a fazer apenas curativos em domicílio. Nossa propositura está enlaçada a uma amplitude maior, onde pretendemos manter o paciente ingresso no programa, sob monitoração constante de uma equipe multiprofissional que, sob o comando de um profissional especialista em Estomaterapia, propiciará a melhora e cicatrização das lesões, utilizando para isso, todo um manancial de recursos necessários para a obtenção efetiva da cura.

Para nortear todo nosso trabalho, utilizamos a Escala de Braden para classificar os nossos pacientes quanto ao risco de desenvolverem lesões na admissão e em cada reavaliação. Essa escala tem como base fundamental seis pilares básicos, que são: Percepção Sensorial, Umidade, Atividade, Mobilidade, Nutrição e Fricção – Cizalhamento.

Toda equipe de enfermagem, desde os enfermeiros supervisores, enfermeiros da prescrição e do faturamento, até os técnicos de Enfermagem, recebem treinamento acerca do protocolo e dos produtos padronizados.

 

Dra. Ana Conceição M. de A. Bezerra

Enfermeira estomaterapeuta- COREN/PE 54196